(Foto destaque do chicagogeek)
Surge uma nova forma de relacionamento entre leitores e autores de livros. Através de plataformas de crowdfunding, os fãs de um determinado escritor podem apoiá-lo diretamente a escrever novos livros ou qualquer pessoa pode financiar novos autores a colocarem suas ideias no papel.
O site Kickante, que é uma plataforma de crowdfunding, entre outros projetos de financiamento, tem como seu grande projeto de sucesso o financiamento de um livro. Como a  obra chamada A menina do Vale 2 da Bel Pesce.
O site Unbound é uma plataforma de financiamento coletivo, exclusiva para literatura, que aproxima o leitor e o autor. Funciona assim: o autor descreve a ideia do livro no site, o leitor tem a opção de financiar o livro e se transformar em apoiador. Quando o valor total do livro é atingido, o mesmo é publicado e a relação completa de cada apoiador é exibida nos créditos do livro. O lançamento do livro é viabilizado por seus  leitores que também acompanham o desenvolvimento do projeto pelo blog e interagem com  outros apoiadores e autores. Existem diferentes investimentos para apoiar um livro. Cada um oferece um prêmio diferente como o recebimento de uma cópia digital do livro, uma cópia autografada, ou  convites para participar, ao lado do autor, dos eventos e jantares sobre o livro.
Devido ao sucesso desse mercado, foi criado no Brasil um projeto semelhante de financiamento coletivo focado em literatura, o Book Start que funciona mais ou menos como o Unbound.
Esse novo modelo de negócios, com certeza, pode provocar  uma mudança no mercado de livros, como já acontece no mercado música.  Os autores podem ser financiados diretamente pelos seus fãs e deixam de depender apenas das grandes editoras para lançarem seus livros e financiarem suas obras. Essa comunicação direta, entre o produtor e o cliente, possibilita maior flexibilidade de escolha e abre espaço para o lançamento dos novos autores que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades para entrar no mercado, através das editoras. O cliente amplia seu poder na escolha e exerce influência direta sobre o que será publicado ou não.