Redes Sociais

Os livros que você escolhe publicar.

(Foto destaque do chicagogeek)

Surge uma nova forma de relacionamento entre leitores e autores de livros. Através de plataformas de crowdfunding, os fãs de um determinado escritor podem apoiá-lo diretamente a escrever novos livros ou qualquer pessoa pode financiar novos autores a colocarem suas ideias no papel.

O site Kickante, que é uma plataforma de crowdfunding, entre outros projetos de financiamento, tem como seu grande projeto de sucesso o financiamento de um livro. Como a  obra chamada A menina do Vale 2 da Bel Pesce.

unbound

O site Unbound é uma plataforma de financiamento coletivo, exclusiva para literatura, que aproxima o leitor e o autor. Funciona assim: o autor descreve a ideia do livro no site, o leitor tem a opção de financiar o livro e se transformar em apoiador. Quando o valor total do livro é atingido, o mesmo é publicado e a relação completa de cada apoiador é exibida nos créditos do livro. O lançamento do livro é viabilizado por seus  leitores que também acompanham o desenvolvimento do projeto pelo blog e interagem com  outros apoiadores e autores. Existem diferentes investimentos para apoiar um livro. Cada um oferece um prêmio diferente como o recebimento de uma cópia digital do livro, uma cópia autografada, ou  convites para participar, ao lado do autor, dos eventos e jantares sobre o livro.

bookstart

Devido ao sucesso desse mercado, foi criado no Brasil um projeto semelhante de financiamento coletivo focado em literatura, o Book Start que funciona mais ou menos como o Unbound.

Esse novo modelo de negócios, com certeza, pode provocar  uma mudança no mercado de livros, como já acontece no mercado música.  Os autores podem ser financiados diretamente pelos seus fãs e deixam de depender apenas das grandes editoras para lançarem seus livros e financiarem suas obras. Essa comunicação direta, entre o produtor e o cliente, possibilita maior flexibilidade de escolha e abre espaço para o lançamento dos novos autores que, por um motivo ou outro, encontram dificuldades para entrar no mercado, através das editoras. O cliente amplia seu poder na escolha e exerce influência direta sobre o que será publicado ou não.

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura. (Padre Fábio de Melo)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.