Pessoas acampadas por 5 dias, conectadas, vivenciando um mundo diferente. Papos sobre empreendedorismo, projetos inovadores, apresentação de aplicativos, lançamentos da indústria de games (que já superou a de cinema), brincadeiras, brigas de robôs, Facebulling, papo sério. O Campus Party aproxima toda uma geração de pessoas que vivem em um mundo totalmente digital onde, trabalho, estudo e entretenimento passam pela internet. Essas pessoas contribuem com o desenvolvimento do futuro, com a criação de um novo modelo de mundo, no qual já iniciamos vivencia.
IMERSÃO
Na atmosfera do evento, entre os 8 mil campuseiros e as 6.5 mil barracas, falou-se de como o Facebook pode ajudar no desenvolvimento de Startups. Executivos contaram suas experiências sobre sucesso e fracasso, pílulas de conhecimento compartilhado em busca da inovação. O cientista brasileiro (Miguel Nicolelis) que criou o primeiro Exoesqueleto do mundo inspira, as mentes brilhantes, que marcaram presença no evento. Ali, entre os presentes, provavelmente está o desenvolvedor do próximo aplicativo de sucesso, da grande descoberta tecnológica que veremos, dos softwares inteligentes que farão balançar a economia mundial e mudar toda forma de trabalho e vida que conhecemos hoje.
O campus Party é um evento que promove a discussão sobre a educação e seu papel fundamental nesse mundo digital, a inclusão da mulher no mundo da tecnologia, este último, teve apoio da executiva do Facebook (Laura González-Estéfani) , que disse “Campus Party não é só um evento, é um movimento”. A ativista do Mozila (Melissa Devens) também participou para incentivar as mulheres a participarem desse mercado. O evento promoveu a integração das crianças na internet com o “Campus Future”, promoveu também a inclusão digital dos idosos. Um lugar que demonstra a mágica que a tecnologia pode proporcionar às pessoas que tem necessidades especiais. Esse evento tornou-se uma importante vitrine sobre muitos aspectos da sociedade moderna. Acende um foco sobre o quanto podemos pensar e avançar nesse sentido, conscientizando também os produtores de tecnologia, da responsabilidade de produzir ferramentas que sejam para o acesso a todos.
Dentro de tudo isso, destaco a palestra da Bel Pesce, que fala sobre sonhos. Um dia ouvi do meu professor “A Matéria prima do século XXI são os sonhos”. Um mercado voltado para o material humano, depende principalmente da capacidade criativa das pessoas, sendo os sonhos, um fator decisivo para impulsionar pessoas. Em um mundo de bits e bytes, energia elétrica e máquinas, precisamos de pessoas realizando seus sonhos. Na palestra da Bel, ela fala sobre os sonhos de uma forma dinâmica, explicando as atitudes que causam distanciamento dos seus sonhos e, claro, o que fazer para isso não acontecer.
Na palestra ela destaca alguns pontos de como se distanciar dos seus sonhos:
- A busca pelo sucesso relâmpago; Se você acreditar em sucesso relâmpago você vai desistir muito fácil.
- Não existe linha reta para o Sucesso; O caminho sempre é tortuoso.
- Não adianta seguir o conselho dos outros; Ninguém sabe o caminho que você quer chegar. Escutar os outros é importante, mas siga seu coração.
- Confundir fazer o que ama, com fazer só o que você gosta; É preciso trabalhar em busca do que você ama, mas é preciso “roer o osso” todos os dias. Ninguém quer “pegar o osso”, mas é assim que se cresce na profissão.
- Alinhar expectativas: O maior motivo dos insucessos de uma empresa, é briga entre sócios. É preciso ter o cuidado de alinhar as expectativas antes que dê errado.
- Ninguém faz nada sozinho; Então é importante ensinar e delegar.
- Imaginar que o seu tempo é infinito; Você pensa que consegue fazer tudo, mas é preciso escolher.
- Ouvir seu coração; O problema é ouvir só o coração! É preciso se basear em métricas também.
- Não passar a responsabilidade para o outro: O único responsável para fazer seu sonho acontecer é você.
- Nossa jornada é um passo atrás do outro: Não romantize demais o momento em que você vai realizar seu sonho.
Assista a palestra toda que vale a pena.
Daqui alguns anos a tecnologia de hoje será uma bobagem aos olhos do amanhã.