(Foto em destaque, fantástica do willycoolpics.)
Surge um novo empreendedor. O inovador e corajoso. Aquele que não espera alguém fazer, que não tem dúvida que é capaz e, quando todos dizem que é impossÃvel, vai lá e faz!
Um deles é o Alessandro Marconi. Marconi  resolveu plantar Mil OrquÃdeas Marginais , nas marginais Pinheiros e Tietê em São Paulo. O projeto está aberto para financiamento coletivo no Catarse.
As histórias de sucesso, no empreendedorismo, tem sempre como protagonista, a coragem. Muitas pessoas tem ideias, enxergam como uma possibilidade real porém, não as tiram do papel.  Poucas vezes as colocam em prática esquecendo-as em uma gaveta qualquer. Grande parte dos casos de sucesso, de empresas inovadoras  contam que,  a grande dificuldade inicial é encontrar pessoas  que acreditem e apoiem o projeto, seja a criação de uma empresa, um produto, uma nova tecnologia  ou um novo projeto social.
Sem o advento da internet era difÃcil, quase impossÃvel,  encontrar parceiros para uma nova empreitada. Hoje, a rede digital, facilita o encontro e abre as portas de um ambiente voltado para inovação. Em um futuro breve, quem sabe,  você será o próximo a iniciar  ou financiar um grande projeto?
Estamos falando do cenário  onde as pessoas encontram-se conectadas. A força desse trabalho chama-se crowdsourcing, financiada pelo crowdfunding. Uma pesquisa, inédita, realizada pela Catarse, a maior comunidade de financiamento coletivo do Brasil, em parceria com a Chorus, empresa de pesquisa com foco em projetos ligados à cultura e à sociedade revela algumas tendências importantes sobre esse o cenário de crowdfunding no Brasil.
Perfil
O financiamento coletivo tem participantes em todos os estados do Brasil. A maior porcentagem de pessoas está na região sudeste com 63% mas, vale destacar que até no norte, onde a porcentagem da população é de 8% em relação ao resto do Brasil, houve  1% de participação nos financiamentos.
A pesquisa aponta 59% de participação dos homens com 41% das mulheres. A faixa etária principal está entre 25 e 40 anos. O Grau de escolaridade tem 39% de ensino superior completo e 35% de pós graduados. Que significa um nÃvel de escolaridade elevado para os participantes desse tipo de financiamento.
As pessoas que participam de projetos de financiamento coletivo tem renda entre 1.500,00 até 6.000,00 mil reais.
68% dos empreendedores entrevistados enxergam potencial de financiamento coletivo em seus negócios. 81% dos estudantes entrevistados estão interessados em empreender projetos próprios após se formarem, o que  demonstra que projetos, desse tipo, crescerão muito no Brasil. As pessoas estão focadas às potencialidades desse novo modelo de empreendedorismo.
Sobre o financiamento
Um Ãndice de 45% das pessoas, que financiam projetos, já conhecem o processo há mais de dois anos e 54% dessas pessoas apoiou de 2 a 5 projetos coletivos.
Os projetos que mais geram interesse para os financiadores, 52% preferem apoiar projetos artÃsticos e culturais independentes, 41% com viés social ou ambiental e 24% projetos de empreendedorismo de novas empresas e produtos.
Esses investidores dão maior importância para projetos cujas causas tem maior indentificação pessoal. Confiar no potencial do realizador e a qualidade de apresentação do projeto também são fundamentais para a decisão de apoio financeiro. Outro fator importante é a indicação de amigos e conhecer o realizador pessoalmente.
Rede de contatos
A maior força que impulsiona os projetos criados é o apoio de parentes e amigos. Esse apoio, no inÃcio, é fundamental. Motiva o criador do projeto e dá um empurrão inicial na divulgação e na arrecadação. Já para a concretização dos projetos a comunicação é de suma importância. O criador precisa criar mecanismos para manter contato com os apoiadores e estabelecer ferramentas para que os próprios financiadores possam auxiliar na divulgação. Um projeto bem fundamentado e com  apoio inicial pode atingir o interesse popular, ganhar força na mÃdia e se tornar um excelente e grande projeto.
A relação entre as empresas que apoiam projetos coletivos
Existe uma oportunidade para empresas realizarem ações de marketing financiando projetos coletivos, já que 74% dos participantes da pesquisa valorizam uma empresa que apoia projetos de financiamento coletivo, 32% acham necessário que a empresa tenha alguma relação com a causa do projeto.
82% se dizem contra a participação do governo no financiamento coletivo de qualquer maneira.
Realizadores
A maioria dos realizadores de projetos tem entre 25 e 40 anos, 32% são empreendedores ou donos de empresas, grande parte é autônomo ou estudante, são pessoas ligadas à arte, produção cultural, comunicação e jornalismo, web e tecnologia, publicidade e marketing.
Entre os realizadores que responderam a pesquisa, grande parte arrecadou entre 10 e 50 mil reais para a realização dos projetos.
Entre os principais motivos apontados pelas pessoas que tiveram sucesso nos projetos estão:
Boa campanha de divulgação, apoio de amigos e familiares, projeto relevante para a sociedade, boas recompensas, assim como exposição na mÃdia.
72% dos entrevistados que financiaram projetos, falaram que a transparência é fundamental para decidir apoiar ou não, 64% dizem só apoiar projetos que apresentam uso da verba de forma transparente, 53 % dizem que as recompensas são importantes para definir o valor do apoio ao projeto.
Confira a pesquisa completa.