Estamos no início de um processo de mudanças. O Brasil avançou muito em relação à discussão política no país, isso se deve ao envolvimento cada vez maior das pessoas, nas discussões dos problemas da sociedade, acompanhamento e aprovação de projetos.
Várias ferramentas digitais já foram criadas com o intuito de aproximar as pessoas e o governo, muito será feito ainda, o governo não está acostumado e preparado para absorver todas essas demandas porém, alguns resultados positivos já aconteceram.
O designer Daniel Graf conseguiu com apoio de 700 pessoas resolver um problema na zona oeste de São Paulo. O semáforo de pedestres para atravessar uma avenida tinha o tempo muito curto fazendo com que as pessoas precisassem correr para atravessa-la. Através de petição online no site Change.org , eles conseguiram levar o problema até a prefeitura, que corrigiu o problema.
A Rose de Paula, conseguiu evitar que sua filha de 8 anos tivesse as aulas de música interrompidas. A prefeitura queria utilizar o espaço para construir um centro de formações técnicas porém, o bairro carece de espaços culturais para as crianças que perderiam a oportunidade de aprender arte e cultura. A petição atingiu 8 mil assinaturas e conseguiu sensibilizar os responsáveis pelo projeto.
Mães, pais, professores, alunos, moradores, todos tem a oportunidade de transformar o bairro onde vivem com ideias para a melhorias da qualidade de vida, como o exemplo da proposta de “arte na rua” para o bairro do Xingu em Uruara-PA, a ideia conta com 120 apoiadores e será levada à secretaria de esportes. Esse é só um exemplo dos muitos que estão no site www.cidadedemocratica.org.br .
O site http://www.votenaweb.com.br/ coloca os assuntos controversos para a discussão popular e entrega os resultados ao congresso, possibilitando o diálogo entre os parlamentares e os eleitores.
Vale destacar também, o projeto “Minhas Cidades” criado pela Ong Meu Rio. Esse projeto começou em 2011 focado apenas no Rio de Janeiro e depois se expandiu para a cidade de São Paulo, o objetivo é fazer pressão sobre os secretários, vereadores, representantes do governo sobre alguns temas importantes, quanto maior engajamento das pessoas sobre o tema, maior a pressão fica.
Cresce a participação do Brasil nos sites de petições. O país já representa 20% de todos os usuários da plataforma Avaaz , que se destacou na campanha a favor da lei da ficha limpa com a coleta de 2 milhões de assinaturas em 2010. As pessoas cada vez mais se acostumam a utilizar as ferramentas e extrair o potencial de transformações que elas proporcionam.

Os movimentos sociais criados através das plataformas digitais é uma forma da sociedade tentar solucionar a falta de representatividade atual da população perante o governo. Após votarmos nos candidatos não tínhamos muitos recursos para o controle e participação das ações dos eleitos. Hoje, através da internet, surgem, dia após dia, novas formas de relacionamento. Enquanto os candidatos precisam utilizar as redes sociais para ganharem votos, do outro lado, tem que lidar com as cobranças exigidas por uma população que cada vez mais conectada, dando satisfação dos seus atos.