No capitalismo, os projetos sempre dependem do dinheiro para serem realizados, abrir uma empresa, montar um negócio, criar um produto ou serviço é necessário investimento financeiro. Para isso, no início da internet, existiam os investidores intitulados de “anjos investidores”. Muita gente perdeu muito ou algum dinheiro na fase conhecida como “bolha digital”, onde os projetos de internet eram supervalorizados e/ou mau administrados.
Hoje o mercado digital está muito diferente, tornou-se um mercado sólido, onde as empresas que sobreviveram à fase da “bolha digital ” serviram de inspiração e modelo para os novos negócios auxiliando, inclusive, os investidores. O modelo de investidores “anjos” ainda funciona e ganha cada vez mais força no Brasil. Criaram um site com o intuito de agrupar pessoas e novas ideias e novos produtos Anjos do Brasil. Alguns canais de comunicação estão tratando desse assunto de forma bem completa como a Exame, ou a Endeavor que destacam e detalham as novidades e os caminhos das Startups.
A sociedade dá um novo passo…
Através do Crowndfunding e do Crowndsourcing os novos projetos, empresas ou ideias saem do papel e nascem graças ao esforço coletivo. Esse novo modelo atinge também o outro lado da moeda, abrindo novas oportunidades àqueles que, não sendo os donos da ideia, encontram espaço para colaborar e participar da elaboração, desenvolvimento e viabilização do projeto.
Um “game” por exemplo, os fãs de “games”, se unem e participam de sua criação desde o início, não ficam limitados à compra do produto final após seu lançamento, veja o exemplo da do World War Machine.
Sobre o projeto WWM (World War Machine)
Um “game” para PC (computador) desenvolvido pelo programa de Crowndfunding da Square Enix chamado Collective. O jogo será desenvolvido por um conjunto de pessoas que participarão dando opinião no visual, conceito e jogabilidade. Através de quotas as pessoas que quiserem fazer parte do projeto, contribuem com quantias que vão desde $ 15 até $ 10.000 mil dollares. Cada quota permite maior envolvimento no desenvolvimento, além da possibilidade de receber prêmios, como camisetas do jogo, Art Book, vantagens no uso do jogo, personagens personalizados, chegando até a terem seus nomes inseridos nos créditos do jogo e muitas vezes ganham convites para a festa de lançamento em Montreal, Canadá.
Slogan do projeto Collective:
This is your chance to shape games development and champion ideas that you’d like to become reality – so check out the projects, get voting and leave your feedback!
Existem várias iniciativas que são realizadas com o apoio de pessoas, quer fazer parte de alguma? Conheça o Catarse, projeto que engloba diversas iniciativas para você apoiar.
André Luiz
Ótimo artigo, sucinto e direto. Parabéns Rafael.