Redes Sociais

Abrir as janelas para a real história.

Desde pequenos, aprendemos que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral e seus compatriotas navegantes portugueses.  Assim como acontece em todo o mundo, a minoria indígena que já vivia no país foi desvalorizada, atacada e praticamente extinta.

A educação das pessoas passa principalmente pela mídia,  por materiais didáticos aprovados pelo governo, para  que sejam transmitidas através dos professores como “a verdade”.

Uma das coisas terríveis que acontece para um povo dominado pela força, além da submissão ao mais forte, é a subtração da sua identidade real. Os invasores bárbaros causaram muitos prejuízos culturais e históricos ao destruírem as bibliotecas e os registros escritos das nações para demonstrar, poder supremo, apagando assim a história do povo.

A internet nos possibilita resgatar o benefício da verdade e da oportunidade de conhecimento. Quando em algum lugar do planeta, sobrevive uma cultura, uma história contada de geração para geração, essa história pode ser disseminada novamente. É como a busca por sua árvore genealógica.

Os índios hoje podem nos contar sua versão da história, remediando de forma tardia os registros da cultura original do Brasil. Terra linda, com pessoas envolvidas em atitudes de amor e respeito pela natureza, com a valorização do espírito, apreciação da arte e da música como demonstra esse povo remanescente até hoje.

Na nova biblioteca do mundo, existem vários projetos que estão revivendo nossa história, contada por quem ainda mantém as tradições indígenas na sua vida, como o projeto Índio Educa em que os índios contam a versão deles para que professores, pesquisadores, escolas e universidades possam remontar seu  material didático.

O portal Índios Online abre as janelas para a real história e conecta você aos Índios em pleno Século XXI. Apoie a Ong dos Thydewa que busca através da cultura indígena as melhores soluções para o convívio das pessoas com a “Mãe Terra”.

Consciência Planetária
Consciência Planetária

A Fundação Nacional do Índio  luta para proteger e promover os direitos dos índios Brasileiros.

“Viemos pra essa luta e não vamos perder, vamos todos juntos e podemos vencer. Com fé em Tupã topamos qualquer parada!”

Video: Somos Tupinamba

Somos Tupinambá

Conhecer nossa história nos torna seres humanos autênticos, nesse mundo em que milhares de pessoas vivem automaticamente suas rotinas e obrigações, às vezes, nos foge a razão de estarmos vivendo. Estamos todos ligados pela natureza e pela nossa origem, você faz parte do outro.

“Quando o português chegou, Debaixo de uma bruta chuva, Vestiu o índio, Que pena, Fosse uma manhã de sol, O índio tinha despido, O português” – Oswald de Andrade



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.